A amizade serve para romper a solidão, o ódio e a tristeza.
Se um amigo meu está em sarilhos, eu ajudo-o. A amizade na turma serve para nos ajudarmos uns aos outros. Se um colega nosso não tem os sumários em dia ajudamo-lo, emprestando os sumários de que ele precisa. E, se um colega nosso se esquece do material, nós emprestamo-lo.

A amizade tem um papel muito importante na vida das pessoas, são laços de afeto que nos sustentam a vida inteira. Laços estes, que nos permitem conforto nos momentos tristes, dividindo nossas alegrias, aprendendo o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade. A infância é um momento onde isso pode ser descoberto, através das brincadeiras de bonecas, pega-pega, jogos de vôlei, futebol.
Essas relações proporcionam à criança a descoberta de muitos aspectos sobre a convivência em grupo, como por exemplo, a percepção de estar junto com o outro, o respeito, a questão do limite, uma vez que para se relacionar é necessário seguir algumas regras.
O relacionamento nesta fase é um aprendizado, pois a criança adquire um conhecimento melhor de si mesma e do mundo. É um aprendizado construído na proporção que a criança e adolescente amadurece.